06 fevereiro 2013

Desafio de Janeiro


Como já tinha falado aqui, em Janeiro decidi seguir o desafio 'Berra-me baixo', com um objectivo diferente do desafio originalmente proposto (já que o original é voltado para pais). O meu objectivo era tornar-me menos mal-humorada com as pessoas à minha volta. Para conseguir atingir o objectivo de a cada dia berrar menos decidi adoptar a estratégia de demonstrar sempre o que sinto, o que espero das outras pessoas, em vez de esperar que elas adivinhassem o que eu queria (e para mim, não é tão fácil como soa). 

Por exemplo, sei que quando vamos lanchar e a máquina de lavar-a-louça acabou de lavar, se eu não arrumar a louça ninguém arruma e todos fazem uma pilha com a louça suja dentro do lava-louça. Então, comecei a pedir que desocupassem a máquina e arrumassem logo a louça do lanche. Parece uma coisa simples, afinal é só pedir. Mas na minha cabeça era tão óbvio, que sempre achei que era obrigação dos outros fazerem isso sem eu ter de pedir. Afinal, se eu pedir eles fazem mesmo e eu não fico irritada. 

Em retrospectiva o mês de Janeiro, apesar de durante alguns dias ter falhado, correu bastante bem. Acho que diminui em muito o número de vezes que gritei ou fiquei irritada com as coisas e isso reflectiu-se na minha vida em geral: andei mais relaxada e mais motivada em todos os aspectos.

Agora é só tentar que este hábito se prolongue pelo resto da minha vida.

Sem comentários: