Nota: Este é o primeiro de dois posts sobre a minha atual (des)organização. O segundo post desenvolverá o que planeio fazer para solucionar os problemas.
Nas últimas semanas o caos tem imperado sobre a minha vida, ando menos paciente, mais rabugenta e parece que tenho menos tempo para tudo, mesmo estando a manter a mesma rotina de sempre.
Nas últimas semanas o caos tem imperado sobre a minha vida, ando menos paciente, mais rabugenta e parece que tenho menos tempo para tudo, mesmo estando a manter a mesma rotina de sempre.
Acordo
normalmente às 7h, tomo o pequeno-almoço e às 8h estou sentada à
secretária para refletir sobre os dias, organizar-me ou fazer
tarefas de desenvolvimento pessoal (o que na verdade não tenho feito
muito, pela falta de tempo). Às segundas, quartas e quintas vou ao
ginásio às 9h, por isso não estou muito tempo sentada à
secretária. Por volta das 8h30 vou preparar-me para sair de casa e
regresso depois das 10h, mais cedo ou mais tarde dependendo se
precisei fazer recados na rua. Normalmente vou organizar as refeições
para o dia: almoço, lanches e jantar, fazendo com que só já tenha
tempo para tomar banho, almoçar e sair de casa (saio sempre entre as
11h45 e as 13h – parece que tenho tempo de sobra, mas quando dou
por mim já só faltam 5 min para ter que sair de casa). Às terças
e quintas apesar de não ir ao ginásio, tento fazer algum exercício
físico em casa e dar um jeito à casa. E nisto, as manhãs, que
pareciam ser longas o suficiente para fazer imensas coisas deixam de
o ser e passam a ser curtas. Saio logo de casa em stress (só de
descrever estou ansiosa, na verdade).
Tendo
noção de que não consigo fazer metade das coisas que preciso
fazer, andando apenas a fazer aquilo que é urgente e não o que é
importante, preciso de adaptar o meu sistema de organização. Até
agora estava a recorrer a um método simples e que para mim
resultava.
A amarelo o meu plano diário e a branco os sumários das explicações desse dia |
1.
Tenho uma checklist mensal, em que incluo todos os projetos que
preciso executar durante esse mês – o problema é que há projetos
que se andam a arrastar desde Outubro;
2.
Todas as semanas elaboro uma pequena lista de tarefas semanal (que às vezes
ainda misturo com projetos) que preciso fazer – algumas fazem parte
da checklist mensal e outras são tarefas que vão surgindo;
3.
E para cada dia tenho uma folha de planeamento diário, em que tenho
os horários das explicações e outros compromissos e uma lista de
tarefas que preciso executar – normalmente não incluo as tarefas
domésticas nem a preparação de refeições (parece-me que agora
faz sentido alterar isso).
Normalmente
consigo ter um plano realista do meu dia e cumprir as tarefas a que
me propus naquele dia, o problema é mesmo a organização semanal e
mensal que não consigo cumprir.
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