06 março 2013

Rotinas

Toda a minha vida tive medo da chamada "rotina", todos estes anos achei que se cedesse ao facto de fazer a mesma coisa todos os dias iria acabar com a minha vontade de fazer coisas diferentes, ia ser apenas mais uma pessoa no rebanho e como é de imaginar, isso sempre me assustou. Imaginava-me um robot, programado para fazer determinadas coisas, sem imaginação, sem poder sair muito dos limites... Até que percebi que há rotinas que são bastante importantes, que afinal ser organizada não significa não aproveitar todos os dias, bem pelo contrário. Percebi que afinal se tiver algumas rotinas, que efectuo diaria, semanal ou mensalmente, isso facilita muito a minha vida, já que liberta o meu pensamento e a minha concentração para o que é realmente importante. Assim não tenho que me concentrar em tarefas menos importantes como: tomar a pílula, usar fio dentário (sim, eu às vezes esquecia-me), preparar as tarefas do dia anterior, etc etc. 

Logo que me apercebi da importância das rotinas tentei desenvolver e pôr em prática um conjunto de tarefas indispensáveis ao meu dia-a-dia e com as quais não me quero preocupar. Estabeleci rotinas diárias (matinais e nocturnas), semanais (organização da semana ou tarefas domésticas) e mensais (revisão de objectivos e preparação dos objectivos do mês seguinte). 



Hoje em dia as minhas rotinas matinais são:
- casa-de-banho;
- pequeno-almoço;
- exercício físico;
- duche;
- tarefa mais importante do dia;
- só depois ver email, facebook ou blogues.

E as minhas rotinas nocturnas são:
- arrumar coisas que estão desarrumadas no local onde pertencem;
- lavar louça e bancadas da cozinha;
- preparar coisas para o pequeno-almoço;
- preparar roupa para o dia seguinte;
- preparar lista de tarefas mais importantes (só 2 ou 3) do dia seguinte;
- comer iogurte com linhaça;
- casa-de-banho (pílula, antibiótico (tratamento de acne), fio dentário, escovar os dentes, lavar a cara com gel, creme hidratante);
- ler até adormecer.

Com isto, começo o meu dia da melhor forma, sem grandes precalços porque já está tudo preparado. A casa onde acordo está arrumadinha e isso influencia o meu humor. Todas os dias e todas as noites verifico se cumpri as rotinas e assim facilito a minha vida sem basicamente me preocupar com estas tarefas triviais.


Sem comentários: